"Não pretendemos formar atletas nem acrobatas, mas desenvolver no homem o quantum do vigor físico essencial ao equilíbrio da vida humana, a dignidade da espécie e a felicidade da alma."

Rui Barbosa



quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que mantém o homem em pé é o equilibrio de forças opostas. Esse equilibrio é estático quando um pé age sobre o outro, mas o homem só avança quando toma o risco de desequilibrar-se, impulsionando um pé para frente, rompendo o equilibrio. Romper o equilibrio é um ato pedagógico transformador: significa impulsionar o homem para frente.

 
As situações lúdicas mobilizam esquemas mentais. Sendo uma atividade fisica-mental, a ludicidade aciona e ativa as funções psico-neurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.

 
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão.

Brincar é fazer amigos. Brincando, a criança desenvolve sua criatividade, integra-se no mundo e aprende a viver. Saber relacionar-se com outras pessoas de forma sadia requer um longo aprendizado.

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