"Não pretendemos formar atletas nem acrobatas, mas desenvolver no homem o quantum do vigor físico essencial ao equilíbrio da vida humana, a dignidade da espécie e a felicidade da alma."

Rui Barbosa



domingo, 30 de maio de 2010

Ao longo da história, na dinâmica da vida, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica vêm se  consolidando enquanto manifestações inegáveis da cultura e linguagem corporal. A cultura  do movimento sempre foi, em maior  ou menor grau, fonte  do poder  criativo, da educação e da sociabilidade. A Educação Física, como componente curricular, recupera, portanto, o sentido e o significado da cultura e da linguagem corporal. Assim, compreende-se o papel pedagógico da Educação Física na constituição  dos sujeitos, da sociedade e do mundo.  
 
O corpo é uma substância física, mas o que faz do corpo algo singular é a maneira como  ele se movimenta e encontra em cada  movimento o seu equilibrio. E o equilíbrio e o movimento  dependem de uma misteriosa força que se instala em cada  um  de um jeito diferente.
A criança percebe-se e percebe os seres e as  coisas que a cercam, em função de sua pessoa. Sua personalidade se desenvolverá a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu  ser, de suas possibilidades de agir e transformar o mundo à sua volta. Ela se sentirá bem na medida em que o conhece bem, em que o utiliza não só para movimentar-se mas também para agir. (Pereira, 2002) 
Um bom desenvolvimento de esquema corporal pressupõe uma evolução da motricidade, das percepções espaciais  e temporais, e da afetividade. O conhecimento adequado do corpo  engloba a imagem corporal e o conceito corporal, que podem ser desenvolvidos com atividades que favoreça:
 - o conhecer do corpo como um todo;
- o conhecer do corpo  segmentado;
- o controle  dos movimentos globais e segmentados;
- o equilibrar estático e dinâmico;
- o expressar corporal harmônico.

1ª Copa de Natação 2010

´
"Na criança, um dos principais objetivos para que se consiga um desenvolvimento, em busca de saúde e equilibrio, é desenvolver o gosto pela atividade, através de ações lúdicas, prazerosas, com objetivos claros, dentro de sua capacidade psicomotora".
Corrêa & Massaud (1999).

Parabéns Enrico (aluno do Infantil II)


Parabéns Isabelle (aluna do infantil II)

Parabéns Clovis (aluno do 1º Ano A)

Parabéns Maria Giovanna (aluna do 1º Ano B)

Parabéns Felipe Portilho (Aluno do 1º Ano A)








domingo, 23 de maio de 2010

"A Educação Física  deve assumir a responsabilidade de formar cidadãos que sejam capazes  de se posicionar sobre as novas formas de cultura corporal do movimento. Para que isso aconteça, é necessário que o aluno  desenvolva mais do que simplismente desenvolver  habilidades motoras e capacidades físicas.
Ele  precisa aprender a se organizar socialmente para praticar um esporte, compreender as regras do mesmo e não ver o adversário  como um inimigo, mas sim como um companheiro e que sem ele não existe a competição esportiva". (Brasil, 2000; Betti e Zuliani, 2002)